segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cuidadados com o remédio


No Brasil existem medicamentos que podem, ser vendidos sem receita médica e outros, identificados por tarjas de cor vermelha ou preta, que são aquelas de venda sujeita a prescriçao médica entre eles há um grupo especial com venda controlada pelo governo. Nesse caso, as receitas precisam estar acompanhadas de um formulário azul, amarelo ou branco e ficam retidas na farmácia. Para adquirir esse tipo de medicamento é obrigatório a identificação do comprador.
Com a receita do médico ou aconselhado pelo farmacêutico, o medicamento vai ser comprado. a atenção agora deve-se voltar para embalagem, que nunca foi aberta antes. é a hora de verificar se a caixa está intacta, se há lacre ou se a tampa está colada.
Depois de examinar as condições da embalagem, tais como as letras impressas de forma legível sem apresentar borrões ou alterações é a hora mais importante: verificar a data de validade.
A embalagem precisa mostrar até quando o medicamento pode ser usado, ou seja até quando as substâncias usadas no produto serão eficazes.
Em casa, assim como na farmácia, os medicamentos devem ficar em locais frescos, longe do calor, da luz e da umidade (por isso não devem ser guardados no banheiro ou na cozinha).
É preciso lembrar que alguns medicamentos exigem temperaturas especificas, como aqueles que precisam ficar na geladeira. Neste caso, ler a bula ou procurar o farmacêutico pode ajudar, em caso de dúvida.
E atenção: nada de medicamentos ao alcance de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores