terça-feira, 6 de julho de 2010

FARMÁCIA NÃO É SUPERMERCADO





Os medicamentos, compostos de substâncias que podem causar intoxicação, têm sido anunciados como se fossem qualquer outro objeto de consumo. A indústria farmacêutica tornou-se um dos negócios mais rentáveis do mundo. Muito dinheiro é investido pelos grandes laboratórios em pesquisa e na fabricação de novos medicamentos. Mas a maior parte desse dinheiro vai para a publicidade, em campanhas globais.

Um resultado disso é que as farmácias transformaram-se em lugares de consumo exagerado. Estimuladas pela publicidade, as pessoas compram na farmácia vitaminas que poderiam obter em frutas naturais. Outros produtos aparentemente inofensivos se tomados sem orientação médica, podem não ter o efeito desejado, ou até agravar seu estado de saúde.

É por isso que a avaliação de um médico é importante. Ela serve para identificar a doença, indicar o medicamento adequado e a dosagem necessária - quantidade, horário, freqüência. Todos esses dados devem estar claros na receita, mas só o especialista que é o médico ou o farmacêutico, poderá orientar, em caso de dúvida.

Mesmo os medicamentos que podem ser comprados sem prescrição médica podem
causar efeitos indesejáveis ao organismo.
Por isso, o uso de qualquer medicamento exige a orientação de um médico ou de
um farmacêutico.


texto da cartilha" A informação é o melhor remédio", página 7.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores